terça-feira, 30 de agosto de 2011

Turismo Sexual no Brasil


Turismo sexual no Brasil

                 Poder-se-ia conceituar turismo como a atividade de deslocamento transitório de pessoas, individualmente ou em grupos, de um ponto a outro do globo, alcançando um ou mais lugares, para fins de lazer, entretenimento, apreciação paisagística, enriquecimento cultural e integração ao meio ambiente natural, dentre outros estímulos externos.
Apesar de correr a olhos vistos, a sociedade brasileira sempre tratou com dubiedade e uma certa hipocrisia as questões ligadas ao sexo, levando o turismo sexual, com isso, a uma situação de clandestinidade, o que vem favorecendo o surgimento e proliferação de outros episódios delituosos correlatos. Assim, o fenômeno alcança relevância para a ciência criminológica, uma vez que, em decorrência dessa modalidade espúria de turismo, são alimentadas várias práticas criminosas, tais como o lenocínio, o tráfico de entorpecentes, o estelionato, a exploração sexual de pessoas menores de idade, a pedofilia, a falsificação de documentos, a lavagem de capitais etc.
                 Para um país que recebe apenas 5 milhões de turistas por ano, acabar com as viagens para europeus com sexo incluído transformou-se em prioridade máxima. Só em uma semana ocorreram quase 200 detenções, entre elas as de vários espanhóis
                  Homem, europeu, solteiro, de meia idade, calvo e/ou acima do peso. Esse é o perfil do visitante menos desejado nas terras de Lula -- o turista que chega ao Brasil em busca de sexo. As últimas operações da Polícia Federal, que terminaram com quase 200 detidos somente nas praias do nordeste, confirmam que depois do tsunami asiático o Brasil se transformou em um dos principais receptores de turismo sexual do mundo.
                   Mas essas ações policiais não são algo excepcional. Fazem parte de um plano ambicioso para erradicar o turismo sexual das terras brasileiras. "A polícia é treinada para mostrar ao mundo que a exploração de crianças e adolescentes no Brasil é crime. E que não é tão fácil praticar sexo pago aqui", afirmou depois das operações policiais o coordenador do Programa de Combate ao Turismo Sexual do Ministério do Turismo, Sidney Costa.
                    Para um país que recebe apenas 5 milhões de turistas por ano e que continua buscando sua posição no mercado, acabar com os "sexual tours" -- que oferecem viagens com sexo incluído -- das operadoras turísticas européias se transformou em prioridade máxima. O governo Lula lançou há um ano sua primeira grande iniciativa ao apresentar um plano de ação de turismo sustentável e infância. O plano, além de apresentar um quadro jurídico punitivo para os infratores, atua na sensibilização da opinião pública através de campanhas de divulgação. O próprio ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guias, é taxativo ao definir o espírito do plano: "Onde existir um bar, um restaurante, um hotel, todos os trabalhadores deverão se conscientizar. Queremos turistas que respeitem nosso país".
                     Além disso, o ministério está terminando o Código Nacional de Conduta no Turismo, que será divulgado entre os profissionais do setor e que é inspirado na experiência pioneira do estado do Rio Grande do Norte, onde uma centena de empresas do setor já participam de seu próprio código ético.
O resultado dessa cruzada antiturismo sexual é que em muitos lugares, restaurantes, aeroportos e estações de ônibus do Brasil já se podem ver cartazes convidando à denúncia:
A batalha acaba de começar. E ao que parece será longa. O relatório da Secretaria Especial de Direitos Humanos e da Unicef prova que em 937 dos 5.650 municípios brasileiros existe turismo sexual; 31,8% dessas localidades encontram-se no paradisíaco nordeste. "O prazer sexual é um direito humano.
                      Mas quando alguém cruza o Atlântico só para isso, alguma coisa não vai bem", afirmou recentemente a prefeita de Fortaleza, Luziane Lins, do Partido dos Trabalhadores.
                       Outra frente de batalha importante é a dos acordos diplomáticos para que os cidadãos deportados sejam julgados em seus países de origem. O Brasil está concluindo um acordo bilateral com a França que lhe permitirá, segundo o relatório da ONG A Voz da Criança, criar uma "unidade de cooperação judicial, jurídica e policial para reprimir as infrações de caráter sexual".
Para Abdón Barreto, diretor de marketing da prestigiosa rede de hotéis Plaza, há muitas esperanças na luta contra o turismo sexual: "Devido a sua formação cultural, religiosa e ética, a população brasileira é consciente de que o turismo sexual deve ser eliminado do país".


                       Talvez o ponto forte do plano nacional seja o envolvimento das secretarias de Turismo dos estados e municípios. A cidade de Belém, no norte do país, lançou um plano de choque contra o turismo sexual, enquadrado no nacional, que prevê inclusive programas de formação profissional para adolescentes em situação de exploração sexual.

O governo municipal de Salvador, Bahia, também acaba de implementar uma campanha contra os estabelecimentos onde existe exploração sexual. E o estado de Pernambuco, com a participação do setor hoteleiro, lança nesta terça-feira uma campanha com um lema que resume a guerra de Lula contra o turismo sexual: "Exploração sexual de crianças e adolescentes? Desculpe, não oferecemos esse serviço. Por favor não insista!"
Exploração de crianças e adolescente
                       O número de crianças abusadas no Brasil pode chegar a 500 mil, já que muitos casos não são denunciados.
Além disso, a polícia é ineficiente ou corrupta na investigação desse tipo de crime hediondo e o Ministério Público é impotente.
O problema não é só a falta de criatividade marqueteira do turismo brasileiro que insiste em vender as bundas de Copacabana.
Para acabar com mais essa vergonha, antes é preciso diminuir o nível da hipocrisia nacional.
                       Em varias capitais do Brasil, onde tem grande numero de turistas e varias placas e cartazes dizendo que o a prostituição no Brasil é crime, seria até bacana, se não bastasse atravessar a avenida extremamente bem policiada para encontrar mulheres jovens trabalhando ou seja se prostituindo.
Como explicar para os italianos grosseiros e alemães gordos que o combate à prostituição infantil é sério no Brasil, se há mulheres oferecendo o corpo tranqüilamente a menos de 10 metros de um policial?
Os guardiões da ética e da moral nacional ficaram ofendidos com o dedo médio de 2 americanos erguidos para a Polícia Federal.


"A exploração sexual de crianças e adolescentes é delito! Denuncie! Ligue para 0800-713032".




terça-feira, 23 de agosto de 2011

Balneário Camboriu - SC - Paraíso


Balneário Camboriú
         Sempre que posso digo e repito: Balneário é de perfeita natureza,lindo, encantador, fascinante, atraente, romântico, badalado e não é a toa que é um dos pontos turísticos mais procurados em Santa Catarina.
          Quando morava em Blumenau a maioria de minhas baladas e meus finais de semana passavam-se em Balneário curtindo a praia, um barzinho ou ainda uma caminhada pelos camelódromos da cidade que são muito atraentes em questão de preços e variedades.
E nem preciso falar do deslumbrante teleférico com estação na barra sul que liga até Laranjeiras, pois já citei aqui em outra oportunidade.
            Com certeza ao longo da minha vida ainda morarei em Balneário Camboriú e poderei curtir todos os dias as maravilhas que ela oferece, são alguma delas:

A MELHOR AVENTURA
Para quem gosta de emoção e quer uma aventura de verdade para contar aos amigos quando voltar das férias, visite a Ilha do Arvoredo. Quem não se aperta no mar pode ir de barco saindo desde Balneário Camboriú. Numa embarcação de pesca a viagem demora três horas e meia, quatro horas, dependendo do barco, do vento e das ondas. É claro que você deve arranjar alguém experiente para piloto, pois vai encarar mar aberto. Marzão!

A MELHOR PRAIA
É a Praia Brava, em Itajaí. A praia central de Camboriú no verão fica superlotada e o pessoal que sabe das coisas se manda para a Brava, onde tem surfe garantido, barzinhos simpáticos e gente bonita. Na baixa temporada Laranjeiras é ótima, melhor ainda indo de barco ou teleférico, mas a Brava é imbatível na preferência dos nativos.



A MELHOR PIZZA
Para mim a melhor pizzaria é a Planet Pizza que fica na Avenida Brazil e possui um ótimo rodízio com muita variedade, muita mesmo.

A MELHOR CHURRASCARIA
Churrascaria Gaucha na Rua 4600 é uma tentação irresistível que me da água na boca só de pensar.



O MELHOR BISTRO
Mundo Selvagem localizado na Av. Atlântica, exótico e atraente é um lugar ótimo para jantar ou beber um chopp com os amigos.



O MELHOR PESTICO DO MAR
Restaurante Quarta Estação na praia de Laranjeiras, você pode almoçar no ambiente externo a beira mar ou no ambiente interno do restaurante, o atendimento é ótimo.



OS MELHORES CHOPPS
Para mim o melhor chopp em Balneário é Taj ou Choperia Expresso.

O MELHOR HOTEL
O Recanto das águas que fica na praia dos Amores.

AS MELHORES BALADAS
Djun e Wood's

PASSEIOS
Interpraias
Molhe da Barra Sul
Kart na Barra Sul
Barco Pirata:  http://www.barcopirata.com.br


Cristo Luz






terça-feira, 16 de agosto de 2011

Resumo de Turismo e Lazer


Breve Resumo Histórico do Turismo e do Lazer

Histórico do conceito de turismo

}  O conceito turismo surge no século XVII na Inglaterra, referido a um tipo especial de viagem, o “Grand Tour”, realizado por aristocratas.
}  A palavra tour é de origem francesa, e quer dizer volta.
}  Pesquisadores acreditam que a origem da palavra está no hebraico Tur que aparece na Bíblia com o significado de viagem de reconhecimento.

              Para uma melhor compreensão da história do turismo, é essencial retornar à diferença entre o conceito de viagem, que implica apenas deslocamento, e o conceito de turismo, que implica a existência também de recursos, infra-estrutura e superestrutura jurídico-administrativa.
              No entanto, a maioria dos estudiosos e autores, citam em suas pesquisas e obras, como marco da história do turismo e do lazer, atividades e acontecimentos  a  partir de 776 a.C, conforme retrospectiva que segue:

}  Séc. VIII (776 a. C) – Surgem os primeiros movimentos turísticos:
}  Grécia – lazer, teatro, ginásio, arte, cultura e os jogos olímpicos, tratamentos de saúde.
}  Roma – abertura das estradas, contingente para o campo, mar, termas, vilas mediterrâneas para fins terapêuticos e prática de esportes, templos e festivais, centros comerciais e turísticos.
}  Ex.:Pompéia. Criação da PAX – Romana

}  Até Séc. XI – Idade Média – Igreja domina. Peregrinação “acolher o peregrino” era dever de caridade; hospedagens em conventos, monastérios e abadias. Nobres eram abrigados em palácios e castelos.
}  Entre os Séc. II e III houve intensa peregrinação à Jerusalém, à Igreja do Santo Sepulcro, construída pelo imperador Constantino, o Grande, no ano de 326.
}  A partir do Séc. VI, registram-se peregrinações de cristãos – chamados romeiros – para Roma.
}  No Séc. IX foi descoberta a tumba de Santiago de Compostela – 1º guia turístico impresso.
}  As Cruzadas, organizadas para recuperar o Santo Sepulcro, colocaram nos caminhos da Europa muitos viajantes, entre peregrinos, soldados e mercadores.
}  Transformação das pousadas antes caridosas em atividade lucrativa. Criação em 1282 do 1º grêmio dos proprietários de pousadas, em Florência.
}  Queda do Império Romano – sociedade feudal de base agrária: houve desestímulo à viagem.
}  Fixação do homem na terra, as estradas romanas foram destruídas pelo desuso.

Antecedentes do turismo moderno
}  Séc. XVI – Grandes navegações – despertam o desconhecido – Surge a palavra “tour” de origem francesa, que significa “volta”.
}  Aristocratas ingleses realizavam o “grand tour” viagens de estudos, e aventura – status social aos nobres. Chegavam ao continente em navios a vela. Até então, os meios de transporte eram a pé, a cavalo, embarcações arcaicas e carroças.
}  Séc. XVI – 1º hotel do mundo, no Cairo – Egito.
}  Séc. XVII – surgem algumas publicações com o objetivo de orientação. Houve melhora nos transportes.
}  A evolução dos transportes contribuiu para o desenvolvimento do turismo – diligências para transporte rápido de correspondência começou a levar passageiros.
}  Séc. XVIII – Revolução Industrial em Manchester e a reforma protestante – marcaram o início do capitalismo organizado: mudança nas relações sociais – diplomacia.
}  Turismo educativo, com interesse cultural – turismo neoclássico e romântico: gosto pela natureza.
}  Maior segurança, mulheres acompanham os maridos.
}  Pouso em residências particulares, trocar cavalos.

O turismo moderno (século XIX)
}  O turismo sempre esteve ligado ao modo de produção (quem viaja)e ao desenvolvimento tecnológico (como fazê-lo).
}  No séc. XIX após a Revolução Industrial começaram as primeiras viagens organizadas com a intervenção de um agente de viagens – início do turismo moderno.
}  1814 – Thomas Bennett – organizava pacotes de viagens individuais, tendo sucesso, estabeleceu uma empresa.
}  1822 – Robert Smart – de Bristol, Inglaterra foi o 1º agente de navios a vapor.
}  Iniciam-se as construções das ferrovias. Trens e navios até então eram usados somente para transporte de cargas.
}  1830 – início das viagens de trem para passageiros.

Thomas Cook – “Pai do turismo contemporâneo”
}  1841 – Thomas Cook – iniciou um negócio de excursões de trem, atuando como organizador de viagens.
}  Foi reconhecido como o 1º agente de viagens de trem, tornando-se referência no mercado de agências de viagens até os dias atuais.
}  Revendeu bilhetes de trem, e utilizou serviços de guias de turismo nas viagens. Era o começo do turismo coletivo, excursão organizada, pacote.
}  Em 1865, Cook também fazia reserva de hotéis e editava um guia denominado “Conselhos de Cook para excursionistas e turistas”.
}  Em 1866 realizou seu primeiro tour pelos EUA
}  Em 1867 instituiu o voucher hoteleiro
}  Em 1869 levou pela 1º vez um grupo ao Egito e à Terra Santa
}  Em 1872 levou um grupo para dar a volta ao mundo, demorando 222 dias.
}  As inovações de Cook marcam a entrada do turismo na era industrial, no aspecto comercial. No social, permitiu que as viagens ficassem mais acessíveis.
}  O turismo no séc. XIX esteve marcado pelo trem em nível nacional, e pelo navio em nível internacional (navegação em alto-mar).
}  Final do séc. XIX Pulmann inventou o vagão-leito – necessidade de conforto.
}  1898 – Surgiu o 1º meio de hospedagem moderno – por César Ritz, para atender aos turistas movimentados por Thomas Cook e Thomas Bennett. Utilizado somente por pessoas de grande poder aquisitivo. César Ritz é chamado de o “Pai da Hotelaria moderna”.
Fatores que contribuíram para o desenvolvimento do turismo no séc. XIX
}  Turismo: fenômeno mundial de massas
}  Segurança – polícia regular;
}  Salubridade – tratamento de água e instalação de esgoto nas cidades européias;
}  Maior índice de alfabetização do povo – estímulo às viagens;
}  Melhora nos meios de transporte;
}  Trabalho nas fábricas;
}  Surgimento da classe média – melhores salários, podendo pagar por entretenimento.
}  Séc. XX – Firma-se o conceito de lazer, que passa a ser um bem de consumo. Inicia a era dos grandes cruzeiros marítimos de luxo.
}  1915 – é instituído o passaporte.
}  1º Guerra Mundial – turismo é interrompido na Europa e retomado em 1919.
}  Entre 1920 e 1940  -  era do automóvel e do transporte terrestre em geral.
}  1923 – Rio de Janeiro – Criado a Sociedade Brasileira de Turismo.
}  1939 – Alemanha e Itália criam o turismo social – subsidiado pelo Estado.
}  EUA -  constrói a Rota 66, estrada que liga o leste ao oeste dos EUA, nascendo alguns conceitos de serviços usados até hoje: posto de gasolina, fast-food, out-doors.
}  Após a 1º Guerra Mundial – é criado o intercâmbio cultural.
}  1945 – Pós-Guerra – O turismo começou a ganhar força:
}  Criação do avião comercial – já com regulamentações da IATA;
}  1950 – surgem as viagens de eventos e grandes cadeias hoteleiras
}  A partir de 1957: o turismo aéreo é preferido ao turismo de cruzeiros
}  1960 – começaram a existir as operadoras turísticas
}  1970 – preocupação com o meio ambiente
}  1995 – 1º Conferência sobre Turismo na Casa Branca

O turismo na América Latina e no Brasil

}  Os primeiros países a desenvolver a atividade turística na América Latina foram: Chile, Argentina e Uruguai. (praia, mar)
}  No Brasil, o turismo como fenômeno social iniciou a partir de 1920 – turismo de lazer.
}  1950 – implantação das entidades : ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira) e ABAV  ( Associação Brasileira das Agências de Viagem) e do Ministério.
}  1970 – ênfase no turismo ecológico. Nordeste brasileiro através dos “resorts”.
}  1995 – início do turismo planejado, organizado, profissionalização em foco. O Governo Federal estabelece o Plano Nacional de Turismo. Objetivo: tornar-se um pólo receptivo.
}  Anos 80 – cria-se em SC o conceito de turismo rural em Lages. Faculdades de Turismo são implantadas.
}  2000 – Governo Fernando Henrique: através da Embratur e Ministério da Cultura, Esporte e Turismo – cria o PNMT (Plano Nacional de Municipalização do Turismo).
}  2003 – Governo Lula cria o Ministério do Turismo.
}  Desde então, a atividade turística vem tornando-se cada vez mais crescente neste país jovem e que tem muito a aprender e a oferecer.
}  E para isto precisamos resgatar nossas multi culturas, história e investirmos mais no campo do estudo do turismo e hospitalidade, desenvolvendo um turismo sustentável e profissional, aprendendo e adaptando-se a um mundo globalizado em plena Era da Informação, Tecnologias e Conhecimentos. 




terça-feira, 9 de agosto de 2011

Arraial do Ouro Eco Hotel - Gaspar-SC

Um paraíso com muita história para contar

       O Eco Hotel Arraial do Ouro está inserido em uma área de 600.000m² de muito verde, composta por trilhas que mergulham na mata atlântica e proporcionam um ambiente especial e encantador. Disponha de lagos para pescaria, passeio a cavalo, charretes, enfim, diversas atrações para você e sua família. O hotel foi concebido em um projeto paisagístico que visa o prazer e bem estar dos hóspedes. A decoração é original, com peças que contam um pouco da história da região. As acomodações são confortáveis e equipadas com ar condicionado. O hotel disponibiliza uma série de tratamentos terapêuticos, como acupuntura, fangoterapia e do in. A diária inclui pensão completa, com as refeições servidas em um charmoso restaurante, apenas o jantar que deixou a desejar tendo em vista que a porção preparada ao jantar era muito desproporcional ao numeros de hóspedes.

 

 

 

As acomodações são divididas pela situação de localização dos apartamentos:
Morada do Rio  e Morada da Lua

As moradas do rio, meio que obviamente ficam com vista para o rio:

 

Localização:

            O Eco Hotel Arraial do Ouro encontra-se na cidade de Gaspar, promissor centro agrícola de Santa Catarina. Está também localizado estrategicamente entre Itajaí e Blumenau, que fica pouco mais de 20km distante dali.
Reservas: (47) 3332-1666
Valor Médio da Diária para Casal: R$ 400,00






Em outra oportunidade falarei mais da cidade de Gaspar, mas deixo a dica para quem gosta de uma deliciosa pizza e vai visitar Gaspar: Rei da Pizza é uma ótima pedida.


Grande abraço






segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Turismo em Curitiba-PR


Curitiba/PR

          Conheci Curitiba/PR com 05 anos de idade e desde pequena acho Curitiba uma cidade encantadora e cheia de romantismo, segue algumas dicas de turismo:

ÓPERA DE ARAME
          A Ópera de Arame é um imenso auditório ao ar livre, foi construída em estrutura tubular e teto de policarbonato transparente. Tem capacidade para 30 mil espectadores e um palco de aproximadamente 400m² destinado a apresentações artísticas e culturais.
O cenário externo da Ópera de Arame é igualmente belo, dotado de infra-estrutura para a realização de grandes shows. Possui também uma excelente acústica proporcionada por um paredão de rocha maciça com mais de 30 m de altura.
Era o local onde funcionava uma antiga pedreira. Hoje, pode-se apreciar a mata nativa, um lago com carpas, uma cascata de 10 metros e várias espécies de aves.

Localização
Área: 103.500 m²
Localização : Rua João Gava
Bairro : Abranches
Ano de Implantação: 1.990
Acesso : gratuito, com exceção dos dias de espetáculos.
Equipamentos : auditório ao ar livre, Ópera de Arame, lanchonete, loja, heliporto, estrutura de apoio para shows, administração e estacionamentos
Horário de funcionamento : De terça-feira a domingo ou de acordo com os eventos.




JARDIM BOTÂNICO

             O Jardim Botânico de Curitiba, inaugurado em 5 de outubro de 1991, funciona como um centro de pesquisas da flora do Paraná. Contribui para a preservação e conservação da natureza, para a educação ambiental, na formação de espaços representativos da flora brasileira e ainda oferece uma alternativa de lazer para a população.
Mais de 40% de sua área total que é de 178.000 m2, correspondem a um remanescente florestal típico da vegetação regional (capões), com nascentes que formam os lagos, onde uma trilha leva o visitante a um contato maior com a natureza numa área bem próxima do centro da cidade.
Sua principal atração é uma estufa de ferro e vidro com 450 m2, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, que em seu interior abriga exemplares vegetais característicos de regiões tropicais. Emoldura a estufa um imenso jardim francês com seus canteiros geométricos, Esculturas como "A Mãe" (situada no jardim), também fazem parte da paisagem.
                 O Jardim Botânico conta ainda com o Museu Botânico, que tem amplo espaço para exposições, biblioteca e auditório. Onde também cientistas e pesquisadores de todo o mundo encontram um dos maiores herbários do país, com mais de 310 mil plantas, mundialmente conhecido e o maior número de gêneros e famílias de plantas no Brasil.


 Localização

Área: 245.000 m²
Localização: Rua Engenheiro Ostojo Roguski
Bairro: Jardim Botânico
Ano de Inauguração: 1991
Acesso: Gratuito






























RUA DAS FLORES
               
               Sendo considerada a principal artéria de Curitiba, pelos aspectos turísticos e históricos, esta rua foi palco de manifestações sócio-políticas no decorrer do crescimento da capital e o próprio ato de sua denominação foi o mais autêntico manifesto paranaense pelo início da república no Brasil. A “rua das flores” já possuiu outros nomes e o antecessor ao atual era “Rua da Imperatriz”, porém,em 1889, poucos dias após a proclamação da república em 15 de novembro, os camaristas de Curitiba homenagearam o feito do marechal Deodoro da Fonseca com a substituição “da Imperatriz” por o atual nome: Rua XV de Novembro.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rua_das_Flores_%28Curitiba%29



BOSQUE ITALIANO

                  O antigo Bosque São Cristóvão hoje é um importante ponto de confraternização para a comunidade de Santa Felicidade. Sob as arcadas neo-românticas do Memorial Italiano, que lembram as antigas construções romanas, são realizadas festas típicas desde 1993. A infra-estrutura do bosque conta com um palco coberto com camarins, uma polenteira com chaminé, quiosques para a venda de uvas e vinhos, churrasqueiras e um pavilhão que serve como restaurante.

HOTEIS
                Para quem procura um hotel mais em conta porem muito bom, indico o hotel Globo:
                http://www.hotelglobocuritiba.com.br

               Outras opções são:

               Apart Hotel L’Avenue:
               http://www.lavenueaparthotel.com.br

               Four Points By Sheraton:
               http://www.atlanticahotels.com.br/atlantica/hoteis/estrutura.asp?Numfuncionalidade=292&NumHotel=38