A maior parte dos estabelecimentos está na região Sudeste. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina respondem por 62% da oferta hoteleira nacional.
O valor médio das diárias é de R$ 188,00 (cento e oitenta e oito reais), mas os estabelecimentos simples (a maioria de pequenos e médios portes) cobram menos.
FONTE: ABIH Nacional
DISTRIBUIÇÃO GEOGRAFICA X OFERTA HOTELEIRA
- Região Sudeste – 4.363 hotéis
- Região Nordeste – 2.142 hotéis
- Região Sul – 1.718 hotéis
- Região Centro-Oeste – 593 hotéis
- Região Norte – 243 hotéis
Brasil 9.059 hotéis com cerca de 410.834 UH´S
FONTE: A indústria hoteleira no Brasil: análise setorial do segmento de hospedagem 2006.
TIPOS DE ESTABELECIMENTO
• Hotéis de Turismo ou Negócios – 4.996
• Pousadas ou Hospedarias – 3.075
• Hotéis de Lazer ou Resorts – 475
• Flats, apart-hotéis ou residences – 513
FONTE: A indústria hoteleira
_____________________________________________________
• Desses estabelecimentos, 720 pertencem a redes – utilizando uma “bandeira”;
• 8339 são independentes;
• Em apenas 261 estabelecimentos são operados por empresas de capital estrangeiro – todos pertencentes a redes;
• As redes nacionais administram 459 empreendimentos.
• A maior oferta é em São Paulo, com 334 estabelecimentos;
• Rio de Janeiro, com 230
• Estabelecimentos
• Porto Seguro – que
• Reforça o turismo de lazer
• com 181 estabelecimentos
• Na avaliação dos equipamentos e serviços disponíveis, foram examinados 188 itens, considerados existentes quando presentes na maioria absoluta (50% mais um) das UHs. Alguns de maior presença são: lavanderia, chuveiro com aquecimento
• Central, chuveiro elétrico, ducha
• Higiênica, box de vidro
• Temperado, colchão de molas,
• Room-service e funcionários
• Uniformizados.
PERFIL DOS TURISTA NO CONTEXTO ATUAL
• 64% - para desligar, relaxar
• 57% - para fugir da vida diária, mudar de ambiente
• 51% - para recuperar as forças
• 40% - para estar em contato com a natureza
• 40% - para termos tempo um para o outro
• 35% - para comer bem
• 34% - para descansar, não fazer nada, não fazer esforços
• 34% - para ir de encontro ao sol e fugir do mau tempo
• 34% - para estar com outras pessoas, ter companhia
• 31% - para fazer o que quiser, ser livre
• 30% - ar puro, água limpa, para fugir do ambiente poluído
• 29% - para ter muitas distrações, brincar, me divertir
• 26% - para ver outros países, ver o mundo
• 26% - para ter a possibilidade de me mexer, de ter atividades esportivas fáceis e divertidas
• 23% - para ser tratado com deferência, para me dar prazer
• 22% - para travar conhecimentos
• 19% - para cuidar da saúde, prevenir as doenças
• 18% - para cuidar da beleza, bronzear
• 18% - para alargar os horizontes, cultivar a própria educação e o saber
• 19% - para rever parentes, conhecidos, amigos
• 17% - para restaurar as lembranças
• 16% - para me dedicar aos meus interesses
• 15% - para pegar muita estrada pela frente, para me mexer
• 13% - para me voltar para dentro, ter tempo para pensar
• 12% - para fazer bastante esporte, me colocar em forma
• 09% - para partir em busca de aventura, assumir riscos, me ver face ao insólito
• 07% - para me dedicar aos seus hobbies
MAIORES ADMINISTRADORES HOTELEIROS DO PAÍS
1) Rede Accor – 134 hotéis, 21.984 UH
Accor Hospitality: com as marcas Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure, Suitehotel, Ibis, All Seasons, EtapHotel, Formule1 e Motel 6, somam mais de 4 mil hotéis, cerca de 500 mil apartamentos, em 90 países;
A marca Sofitel administra hotéis de luxo nos melhores destinos turísticos do mundo, integrando sua origem francesa com o que há de melhor da cultura local. A marca Sofitel estabelece um elo privilegiado entre sua equipe de profissionais e seus hóspedes que esperam e apreciam beleza, qualidade e excelência. A marca Sofitel oferece o melhor da elegância francesa, da tradição do vinho e da gastronomia à roupa de cama, design e amenities. São hotéis onde a vida pode ser saboreada, compartilhada e vivida em harmonia, transformando a hospedagem em uma experiência única e inesquecível.
2) Rede Atlântica
A Atlântica Hotels International é a maior administradora hoteleira multimarcas da América do Sul. São mais de 11 mil apartamentos em operação, nas categorias Econômico, MidClass, Superior e Luxo, em mais de 30 cidades brasileiras. Atualmente são 9 bandeiras divididas em quatro segmentos:
Econômico: Go Inn
MidClass: Sleep Inn – Comfort
Superior: Comfort Suites – Quality – Park Suites
Luxo: Clarion – Four Points e Radisson
MidClass: Sleep Inn – Comfort
Superior: Comfort Suites – Quality – Park Suites
Luxo: Clarion – Four Points e Radisson
3) Blue Tree Towers
Nenhum comentário:
Postar um comentário