quarta-feira, 6 de julho de 2011

Perfil da Hotelaria no Brasil



                  A maior parte dos estabelecimentos está na região Sudeste. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina respondem por 62% da oferta hoteleira nacional.
               O valor médio das diárias é de R$ 188,00 (cento e oitenta e oito reais), mas os estabelecimentos simples (a maioria de pequenos e médios portes) cobram menos. 

FONTE: ABIH Nacional

DISTRIBUIÇÃO GEOGRAFICA X OFERTA HOTELEIRA
  •  Região Sudeste – 4.363 hotéis
  •   Região Nordeste – 2.142 hotéis
  •   Região Sul – 1.718 hotéis
  •   Região Centro-Oeste – 593 hotéis
  •   Região Norte – 243 hotéis
Brasil 9.059 hotéis com cerca de 410.834 UH´S

FONTE: A indústria hoteleira no Brasil: análise setorial do segmento de hospedagem 2006.

TIPOS DE ESTABELECIMENTO

          Hotéis de Turismo ou Negócios – 4.996
          Pousadas ou Hospedarias – 3.075
          Hotéis de Lazer ou Resorts – 475
          Flats, apart-hotéis ou residences – 513

FONTE: A indústria hoteleira

_____________________________________________________
      
               Desses estabelecimentos, 720 pertencem a redes – utilizando uma “bandeira”;
          8339 são independentes;
          Em apenas 261 estabelecimentos são operados por empresas de capital estrangeiro – todos pertencentes a redes;
          As redes nacionais administram 459 empreendimentos.
          A maior oferta é em São Paulo, com 334 estabelecimentos;
          Rio de Janeiro, com 230
          Estabelecimentos
          Porto Seguro – que
          Reforça o turismo de lazer
           com 181 estabelecimentos
          Na avaliação dos equipamentos e serviços disponíveis, foram examinados 188 itens, considerados existentes quando presentes na maioria absoluta (50% mais um) das UHs. Alguns de maior presença são: lavanderia, chuveiro com aquecimento
          Central, chuveiro elétrico, ducha
          Higiênica, box de vidro
          Temperado, colchão de molas,
           Room-service e funcionários
          Uniformizados. 

FONTE: ABIH Nacional

PERFIL DOS TURISTA NO CONTEXTO ATUAL

         64% - para desligar, relaxar
         57% - para fugir da vida diária, mudar de ambiente
         51% - para recuperar as forças
         40% - para estar em contato com a natureza
         40% - para termos tempo um para o outro
         35% - para comer bem
         34% - para descansar, não fazer nada, não fazer esforços
         34% - para ir de encontro ao sol e fugir do mau tempo
         34% - para estar com outras pessoas, ter companhia
         31% - para fazer o que quiser, ser livre
         30% - ar puro, água limpa, para fugir do ambiente poluído
         29% - para ter muitas distrações, brincar, me divertir
         26% - para ver outros países, ver o mundo
         26% - para ter a possibilidade de me mexer, de ter atividades esportivas fáceis e divertidas
         23% - para ser tratado com deferência, para me dar prazer
         22% - para travar conhecimentos
         19% - para cuidar da saúde, prevenir as doenças
         18% - para cuidar da beleza, bronzear
         18% - para alargar os horizontes, cultivar a própria educação e o saber
         19% - para rever parentes, conhecidos, amigos
         17% - para restaurar as lembranças
         16% - para me dedicar aos meus interesses
         15% - para pegar muita estrada pela frente, para me mexer
         13% - para me voltar para dentro, ter tempo para pensar
         12% - para fazer bastante esporte, me colocar em forma
         09% - para partir em busca de aventura, assumir riscos, me ver face ao insólito
         07% - para me dedicar aos seus hobbies


 MAIORES ADMINISTRADORES HOTELEIROS DO PAÍS

1)        Rede Accor – 134 hotéis, 21.984 UH

Accor Hospitality: com as marcas Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure, Suitehotel, Ibis, All Seasons, EtapHotel, Formule1 e Motel 6, somam mais de 4 mil hotéis, cerca de 500 mil apartamentos, em 90 países;


             A marca Sofitel administra hotéis de luxo nos melhores destinos turísticos do mundo, integrando sua origem francesa com o que há de melhor da cultura local. A marca Sofitel estabelece um elo privilegiado entre sua equipe de profissionais e seus hóspedes que esperam e apreciam beleza, qualidade e excelência. A marca Sofitel oferece o melhor da elegância francesa, da tradição do vinho e da gastronomia à roupa de cama, design e amenities. São hotéis onde a vida pode ser saboreada, compartilhada e vivida em harmonia, transformando a hospedagem em uma experiência única e inesquecível.

                  
2)       Rede Atlântica

A Atlântica Hotels International é a maior administradora hoteleira multimarcas da América do Sul. São mais de 11 mil apartamentos em operação, nas categorias Econômico, MidClass, Superior e Luxo, em mais de 30 cidades brasileiras. Atualmente são 9 bandeiras divididas em quatro segmentos:        
       Econômico: Go Inn
       MidClass: Sleep Inn – Comfort
       Superior: Comfort Suites – Quality – Park Suites
       Luxo: Clarion – Four Points e Radisson

 
3) Blue Tree Towers



Nenhum comentário:

Postar um comentário