segunda-feira, 5 de março de 2012

Sistema de Gestão Ambiental Hoteleiro



            A gestão ambiental (GA) é uma prática muito recente, que vem ganhando espaço nas instituições públicas e privadas. Através dela é possível a mobilização das organizações para se adequar à promoção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
            Seu objetivo é a busca de melhoria constante dos produtos, serviços e ambiente de trabalho, em toda organização, levando-se em conta o fator ambiental.
Atualmente ela começa a ser encarada como um assunto estratégico, porque além de estimular a qualidade ambiental também possibilita a redução de custos diretos (redução de desperdícios com água, energia e matérias-primas) e indiretos (por exemplo, indenizações por danos ambientais).

O SGA – Sistema de Gestão Ambiental é um meio gerencial que as empresas dispõem para obter o controle e o acompanhamento organizacional ambiental. Pode ser entendido como um conjunto de ações (procedimentos e controles) e recursos (humanos, financeiros, materiais) organizados e que tem como objetivo garantir que os produtos e atividades da empresa sejam ecologicamente corretos. É um sistema criado para implementar e acompanhar as atividades de proteção ambiental. Suas diretrizes são: organizar, planejar, atribuir responsabilidade, prever recursos materiais e humanos, determinar procedimento para atender assim, a uma “Política Ambiental”.

          Atualmente é uma questão de bom senso empresarial, investir na conservação do  meio ambiente.
Indústrias do Turismo no mundo inteiro, em particular a hotelaria, estão trazendo no dia-a-dia de seus negócios o gerenciamento ambiental, pois os recursos naturais ambientais ameaçados são base da manutenção das atividades desse setor.

         Hotéis do mundo inteiro estão trazendo o gerenciamento ambiental para o dia-a-dia de seus negócios; os hotéis usam recursos naturais e, ao utilizá-los, provocam sua redução representando significativo impacto ambiental. Impactos também decorrentes do lixo gerado, dos equipamentos, dos produtos de uso diário, de efluentes líquidos e outro objetos orgânicos lançados em mares, rios e atmosfera.

        Tendo consciência da dimensão dos impactos causados, afetando diretamente o próprio segmento, a utilização de SGA nos hotéis, surge como garantia futura de grandes retornos.

       Um Sistema de Gestão Ambiental, bem implantado, tende a proporcionar significantes melhorias nos custos das empresas; consegue racionalizar a aquisição e utilização de insumos e matérias-primas, contratação de serviços e o uso de recursos naturais. Atenua significativamente o impacto ambiental, além de gerar bons resultados para o empreendimento.

l  Quanto mais rápido o desenvolvimento, maior é o ritmo das alterações provocadas no meio ambiente.
l  Cada nova descoberta produz determinado tipo de desequilíbrio ecológico e de poluição, onde a poluição ambiental:
w  Pode ser definida como toda a ação ou omissão do homem que, através da descarga de material ou energia atuando sobre as águas, o solo e o ar;
w  As causas da poluição ambiental estão relacionadas à industrialização, a utilização de recursos naturais e ao contínuo aumento populacional.  

ISO 14001 e SGA

           A ISO (International Organization for Standardization) é uma federação mundial não-governamental fundada em 1947, com sede em Genebra, Suíça.
Em 1991 a ISO criou o Grupo Assessor Estratégico sobre meio Ambiente – SAGE, tendo por finalidade propor ações necessárias a um enfoque sistêmico da normalização e certificação ambiental.

           A série ISO 14000 define normas para estabelecer um padrão internacional de gerenciamento ambiental. Abrange seis áreas: sistema de gestão ambiental, auditorias ambientais, avaliação de desempenho ambiental, rotulagem ambiental, aspectos ambientais nas normas de produtos, análise do ciclo de vida do produto.

          O certificado ISO 14001 é específico para o Sistema de Gerenciamento Ambiental. A obtenção desse certificado indica que a empresa adotou um conjunto de procedimentos para evitar danos ao meio ambiente em seu processo de produção.

Uma empresa para alcançar a Certificação Ambiental deve cumprir três exigências básicas:
a) ter implantado um Sistema de Gestão Ambiental;
b) cumprir a legislação ambiental aplicável ao local de instalação; e
c) Assumir um compromisso com a melhoria contínua de seu desempenho ambiental.

Constituem resíduos sólidos de um meio de hospedagem:
l  Contaminantes químicos: Pilhas, medicamentos, lâmpadas fluorescentes, ceras de assoalho, canetas com tinta, solventes, sabonetes, sabões etc.
l  Madeira: Caixas de frutas e verduras, palitos de fósforo e material de construção.
l  Matéria orgânica Putrescível: Restos alimentares, guardanapos empregados com gordura ou restos alimentares, flores, gramas e podas de árvores.
l  Metais ferrosos e não-ferrosos: Enlatados, lã, palha de aço e materiais de construção. Latas de bebidas e fiações elétricas
l  Panos, trapos, couro e borracha. Peças de vestuário, pedaços de tecidos, panos de limpeza, balões, pó de máquina, secadora de roupa.
l  Papel e papelão: Caixas, revistas, jornais, cartões, pratos, guardanapos, toalhas de mesa, informativos em geral.
l  Plástico: Sacos, sacolas, garrafas de refrigerante e água, isopor, embalagens de biscoito, batata frita, café, iogurte; recipientes de produtos de limpeza, copos etc.
l  Vidro: Garrafas de bebidas, embalagens de produtos alimentícios, embalagens de produtos de limpeza, embalagens de cosméticos e medicamentos.


          Atualmente o mundo todo está preocupado com o meio ambiente, no entanto, pouco está se fazendo em prol da natureza, isto é, existe muita teoria e pouca prática.
         Se cada instituição tiver consciência dos problemas ambientais e tomar medidas eficazes de diminuir a poluição da água do solo, do ar, a humanidade poderá voltar a ter esperança de uma vida mais saudável.
        É uma questão de cidadania, cada um fazer parte na luta por um meio ambiente saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário