quinta-feira, 30 de junho de 2011

Gastronomia


A Gastronomia é a arte de cozinhar e servir, de modo que se dê o maior prazer ao comensal.
Sendo a Gastronomia uma arte das mais antigas, sua principal matéria prima é o alimento. Ela esta cada vez mais apurada, pois o consumidor esta também cada vez mais exigente, querendo conhecer o sabor dos alimentos e admirar o visual e o atendimento, tendo assim um prazer maior na arte de comer bem.
É uma área que precisa de qualidade e criatividade, para a elaboração dos pratos, uma exata combinação de temperos, para ter o diferencial, no paladar e no aroma.
Os hábitos gastronômicos são curiosos e associam-se a necessidade básica de experimentar, degustar, provar e descobrir a arte do bom atendimento. Além disso, estão relacionados à capacidade que possuem nossos cinco sentidos de apreciar a riqueza e a arte da boa mesa, juntamente com a qualificação profissional.
A gastronomia como um produto, ou mesmo um atrativo de uma determinada localidade, é bastante interessante e importante do ponto de vista turístico, pois apresenta novas possibilidades, na verdade, não tão novas, mas nem sempre bem exploradas, que são as diversas formas de turismo voltadas para as características gastronômicas de cada região.
Em se tratando de turismo, todos os aspectos culturais de um povo devem ser explorados, e a gastronomia é um desses aspectos.
Nos dias de hoje a gastronomia esta estimulando o turismo, e nossa região está em evidencia aos olhos dos turistas, principalmente por termos uma riqueza cultural gastronômica em evidência.
Ao conhecer novas culturas, alimentos e sabores, o homem tem a necessidade que esse momento seja um evento especial, como se fosse um ritual de prazer, ou seja, o mesmo alimento, saboreado sozinho (sem outras pessoas), não teria o mesmo sabor, ou não proporcionaria o mesmo prazer. Isso mostra a importância dos rituais gastronômicos para o ser humano, são novas descobertas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário