segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Gastronomia Típica


              São comidas e bebidas típicas e tradicionais de região que se caracterizem pelas suas formas peculiares e exóticas de produção, apresentação e degustação.         
            A gastronomia está ligada, principalmente, à nutrição, ao turismo e à hotelaria. Há um grande esforço em busca de formas para melhorar a apresentação dos alimentos desde os hospitais até os meios de transporte turísticos e estabelecimentos comerciais. “A gastronomia estimula o turismo. Todas as pessoas, quando viajam, querem um lugar bom para se alimentar, recarregar as energias. Também querem conhecer o povo, suas tradições e costumes, o que passa pela culinária típica local".             Quando viajam, muitos regulam o seu tempo pelas refeições, assim como, nos aviões, espera-se ansiosamente por este momento. O segmento tem crescido muito nos últimos anos, empregando atualmente cerca de nove milhões de pessoas. Algumas, entretanto, não tem a menor noção de higiene e de produção de alimentos. Dada a dificuldade de formar uma boa equipe, muitos vão à falência antes de se firmarem.
A gastronomia é uma arte muito antiga, que tem como matéria-prima os alimentos, facilmente manipuláveis, mas altamente perecíveis. O período de apreciação também é muito breve. “Rapidamente, o alimento é consumido. Esse é o momento em que todos os sentidos são utilizados. Se o trabalho for bem feito, a pessoa sente prazer e voltará”.       
             Um povo se define antes e tudo pela sua cultura e a gastronomia é um dos aspectos culturais de um povo. A gastronomia, assim como a viagem, é um inimigo da rotina. É curiosa e tem um senso universal. Não fosse a curiosidade e uma necessidade básica nossa de experimentar, degustar, provar, descobrir, agregado à capacidade de nossos cinco sentidos, não teríamos hoje a riqueza e a arte da boa mesa. Uma viagem através deste universo é a satisfação de uma de nossas necessidades mais importantes.
A gastronomia como um produto, ou mesmo um atrativo de uma determinada localidade, é bastante interessante e importante do ponto de vista turístico, pois apresenta novas possibilidades, na verdade, não tão novas, mas nem sempre bem exploradas, que são as diversas formas de turismo voltadas para as características gastronômicas de cada região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário