domingo, 12 de agosto de 2012

Relatório Visita Técnica - Hotéis Urussanga-SC

                                  Relatório Visita Técnica de Urussanga/SC

Urussanga- A Capital do bom vinho
   Urussanga foi o maior núcleo colonial italiano do sul de Santa Catarina. Os imigrantes chegaram na localidade de Azambuja, município de Pedras Grandes em 1877. Em 1878, as primeiras famílias chegaram à colônia de Urussanga, fundado pelo Engº Agrimensor do Império, Joaquim Vieira Ferreira. Os colonizadores vieram do norte da Itália, mais especificamente do Vêneto, da Lombardia, Friuli Venezia Giulia e Trentino Alto Adige. Introduziram inicialmente a exploração da madeira, a cultura agropecuária de subsistência, a manufatura de instrumentos agrícolas e instalação de tecnologias e processamento dos cereais. Logo passaram a comercializar o excedente às comunidades açorianas e portuguesas instaladas anteriormente no litoral. Assim que adquiriram certo capital, aplicaram na transformação de alimentos, principalmente derivados da uva e do leite. Entretanto, foi a extração do carvão mineral que regeu a economia urussanguense e mudou o perfil do colonizador. O município ainda preserva belas paisagens rurais com edificações e processos produtivos daquela época. Atualmente a economia de Urussanga é diversificada, destacando-se a indústria moveleira, derivados de plásticos, cerâmica, vitivinicultura, fruticultura entre outros.

Pousada Vale dos Figos
   A Pousada Vale dos Figos oferece 10 tipos de acomodações, sendo 08 bangalôs de luxo e 02 bangalôs do tipo Máster.
Todos estão equipados com: TV de 20", ar condicionado, lareira, frigobar, cama de casal Box, acesso a internet, aquecimento a gás para a água, secador de cabelo, ducha higiênica, roupas de cama Trussardi, toalhas de banho e rosto de fio egípcio.
Na vila das cores, cada bangalô tem uma determinada cor, com a decoração de acordo com as cores externas.
A pousada possui restaurante moderno e sofisticado que oferece um caprichado café da manhã (incluso no valor da diária), além de um cardápio variado para almoço, jantar e petiscos.
Com vários atrativos naturais, cachoeiras, trilhas ecológicas, e criação de animais, a pousada é encantadora.

Vitinivicola Urussanga
   Os vinhos são diferenciados em função de um micro clima próprio e sistema de vinificação, conciliando o método tradicional com o moderno.
Existe um sub-solo jazidas de carvão mineral rico em enxofre que proporcionam excelente desenvolvimento das videiras, interferindo na qualidade da boa uva e conseqüentemente do vinho.
A vinícola faz parte da PROGOETHE - Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe. Fazem a colheita uma vez por ano e fabricam em média 10.000 garrafas por ano.


Vinícola e Pousada Mazon

Vinícola Mazon
   Fundada na década de 1970 pelos irmãos Genésio e Jayme Mazon, a Vinícola tem por objetivo seguir a tradição da linha materna da família, os Debiasi, preenchendo uma lacuna no tradicional ramo da vitivinicultura de Urussanga. Nesta época, a fumicultura vinha se sobressaindo no meio rural e a estratégia dos irmãos, um engenheiro agrônomo e outro civil, era estimular a implantação da fruticultura na região ideal cultivo para pequenas e médias propriedades.
Idealistas, os irmãos implantaram os parreirais e o processo de industrialização das uvas, produzindo vinhos de qualidade e serviram de modelo para diversos agricultores que até hoje tem na produção de frutas sua principal atividade econômica.
Hoje, administrada pela segunda geração, a propriedade agregou mais um segmento produtivo, o de serviços através do turismo. Os consumidores podem desfrutar de momentos agradáveis complementados com degustação dos vinhos, alimentação e hospedagem.
Também fazem a colheita uma vez por ano.

Pousada Mazon
   Idealizada e implantada pelo casal Patrícia Mazon e Antonio Carlos Freitas, segunda geração de administradores da propriedade da Vinícola Mazon, a Pousada da Vinícola iniciou suas atividades em 1992.
Inicialmente contava com 3 apartamentos e estrutura de alimentação na casa sede, tendo sido adaptadas todas as instalações do sítio da família.
O perfil deste empreendimento sempre foi fiel a história de ocupação da região, aproveitando matéria prima e recursos humanos locais.
Em um período em que se acreditava que turismo rural se identificava com fazendas e cavalgadas, o casal foi persistente na manutenção dos atrativos provenientes de seu meio rural: ocupado pelos imigrantes italianos em colônias de 25 a 30 hectares, com processos produtivos próprios desta colonização.
Assim, a paisagem local, aliada ao atendimento familiar e a boa gastronomia fazem da Pousada da Vinícola Mazon um ambiente de referência no Estado de Santa Catarina.
A pousada oferece 4 apartamentos luxo, 2 apartamentos simples e 2 alojamentos para grupos.
O restaurante tem um  salão com capacidade para 250 pessoas (com toldos para até 350 pessoas).
Cardápios variados para: almoços de domingo (aberto ao público), hospedes e eventos;
Churrasqueira coberta, a pousada oferece piscina e quadra de jogos.
A Pousada também oferece o espaço para eventos em geral.


Acadêmica: Tamires Mendes Fernandes