segunda-feira, 30 de julho de 2012

Projeto de Socialização- Visita Técnica

Bom dia seguidores,

Segue projeto acadêmico realizado, a fim de ajudar os acadêmicos interessados no assunto.



1. Identificação do Projeto
Estudo de uma pousada na sua totalidade.

1.1.Título
Pousada: Projeto de uma pousada

1.2. Autor
Kênia Hellmann, Mariana Mar, Tamires Fernandes

1.3.Orientador
Cláudia Cristiane Levandski Martins

2. Objeto
Pousada

2.1.Tema
A visita técnica aos pontos turísticos do município de São Martinho.

2.2.Delimitação do Tema
Esta visita foi realizada para observarmos os pontos positivos e negativos de cada ponto turístico visitado.

2.3. Problemática
Qual a razão de não adaptarem as construções para deficientes físicos?
Como os funcionários deveriam estar trajados nas suas funções?
Por que os proprietários devem se preocupar com a segurança dos hospedes?

2.4.Hipótese
Nem todas as pousadas estão adaptadas às condições físicas dos hospedes.

2.5. Justificativa
Esta visita técnica foi realizada pelos acadêmicos do curso de hotelaria para observar e conhecer o funcionamento de uma pousada, sua infra-estrutura, o ambiente onde esta localizada.

3.Objetivos

3.1. Objetivo Geral
Estudo de como alcançar o objetivo de planejamento, ativa concepção de uma pousada.

3.2. Objetivo Específico
Construção de uma pousada com todos os passos para melhorar a montagem e administração do negócio.

4. Embasamento Teórico
Para uma pousada ter acesso, é necessário antes de tudo o planejamento, o local, o público alvo, a renda dos clientes, o aceso, etc. Depois de definido o objetivo que se quer chegar, é a hora da construção, onde todos os detalhes refletem nos clientes, onde também terá que ser observado o tipo de construção, captação de água e esgoto, luz, vento todos os detalhes para futuramente não surgir problemas e gastos desnecessários.
Para uma pousada se tornar completa é necessário não só as unidades habitacionais, mais também ter em seu projeto de construção o espaço para recepção, gerência, restaurante, local para café da manhã, cozinha, despensa, sala de estar, leitura e TV e banheiro social e lavabo, isso na parte interna, há também outros espaços em que o hóspede não precisa saber da assistência que seria a lavanderia, rouparia, almoxarifado, dependências para funcionários, e parte externa garagens ou estacionamento, fazendo parte da área externa da pousada tem os jardins que terá que ser planejados desde a compra do terreno; ainda a parte do planejamento e construção; o hoteleiro precisa saber qual o ponto para ser explorado na área de lazer da pousada para a construção e também do planejamento da manutenção; há também a arquitetura e decoração que via ser a primeira impressão do seu hotel, seja pessoalmente ou por meios de marketing, sites, etc.
Terminada a parte de construção, surge as estruturas básicas para o funcionamento da pousada, compra de camas, tapetes, espelhos, cabides, chuveiros, etc.enfim todos os móveis e equipamentos para todos os setores. Terminado toda essa parte, surge os recursos humanos onde serão feitas as seleções, buscando pessoas capacitadas, oferecendo treinamento, e seguindo a própria linha.
Por fim, toda a parte de divulgação e marketing, internet, folders, panfletos, rádio e definir políticas de preços em baixa e alta temporada.
Hoje em dia, a parte ambiental é muito importante, separação de lixo, reaproveitamento para hortas e um diferencial para qualquer tipo de pousada.
Por fim, todo empreendimento hoteleiro requer trabalho ardou, mais com muito empenho e dedicação e procurando investir cada vez mais em seu negócio, com planejamento e projetos definidos sua pousada vai ser um sucesso.            

5. Metodologia
Entrevista com os proprietários
Dialogo com os hospedes

5.1. Método investigatório
Na visita os proprietários explicavam o funcionamento dos serviços de hospedagem e alimentação.

5.2. Técnicas da pesquisa
- Entrevistas
- Dialogo
- Explicitação

5.3. Estrutura básica do capítulo
Conhecimento de uma pousada.

6. Cronograma da pesquisa
Dia 18 de Abril de 2009.







Pousada Salto das Águas

Valor da hospedagem:
Suíte
Valor*
Single
60,00 
Duplo
100,00 
Triplo
130,00 
* Diárias incluindo café da manhã. Refeições extras sob encomenda.
Crianças:
Crianças até 4 anos: cortesia.
Crianças entre 5 e 9 anos pagam 50%.

            A Pousada Salto das Águas oferece confortáveis suítes cada uma tem banheiro privativo, além de sacada individual, guarda-roupa e escrivaninha; tem um amplo e completo restaurante, com buffet de pratos quentes e saladas trazendo ainda churrascos variados de carnes bovina, suína e ovina de origem tipicamente alemã; sala de convenções para grupos de pessoas ligadas a empresas, universidades, escolas, etc.; o aluguel da sala custa por dia R$ 100,00. Além disso, a pousada oferece serviço coffe-break a R$ 5,00 por participante. Serviços gratuitos de internet sem fio; para as horas de lazer, tem várias atrações, como trilhas ecológicas, banhos de cachoeira, campo de futebol etc. A divulgação da pousada é feita pelo site, folder, e boca a boca. Na pousada não são aceitos animais de estimação.
 Para reveillon, carnaval e outros feriados são oferecidos pacotes especiais. O pagamento pode ser efetuado em 2 (duas) vezes, sendo a primeira parcela no ato da reserva através de depósito ou transferência bancária e o saldo no check-in.
Cancelamentos de reservas efetuadas só serão aceitos com 15 dias de antecedência. Para cancelamento da reserva, no ato da devolução será cobrada uma taxa de 10% do valor total da reserva. Para pacotes não aceitamos cancelamentos.
Caso o pagamento tenha sido efetuado com Cartão de Crédito, será cobrada uma taxa de 15% do valor já pago, além dos 10% acima citados.


 
Pousada Dom Laurindo

Valor da hospedagem:
Suíte
Valor
Single
130,00


A Pousada Dom Laurindo possui uma excelente estrutura acolhedora, onde o turista será sempre bem tratado, sentindo-se bem a vontade, tendo novidades a experimentar e lugares a visitar, tornando sua viagem uma experiência inesquecível...
Em estilo neocolonial, foi edificada em um único bloco com oito apartamentos em dois pisos, emoldurada por jardins e palmeiras, tendo ao fundo a Mata Atlântica. De qualquer ambiente permite se vislumbrar cenários panorâmicos sem igual, com o verde da mata em um contraste de cores que só São Martinho oferece. Sua disposição e localização são ideais para registrar cenas marcantes para relembrar e retornar.   
A Pousada tem confortáveis suítes com banheiro privativo, chuveiros com aquecimento central, colchões Box Spring, ar condicionado, TV. Restaurante com comida típica alemã, sala de TV/ DVD. As atrações de lazer encontradas na pousada são: trilhas ecologias, banhos de cachoeira, açude para pesca, sala de jogos. Também possui em anexo um quiosque com churrasqueira onde os hóspedes podem usufruir. A pousada aluga o quiosque para pessoas que queiram passar um dia entre amigos e fazer um churrasco sem usar do serviço da pousada.


CONSTATAÇÕES

Na visita técnica realizada no dia 18 de abril ao município de São Martinho constatamos que nas duas pousada acima citadas os funcionários não usavam uniforme para a identificação de que eram funcionários. Também observamos que nenhuma delas esta adaptada para receber pessoas portadoras de deficiências físicas. Na Pousada Dom Laurindo notamos que a escada que da acesso ao segundo piso fica pelo lado de fora da construção sem cobertura, sendo que em dias de chuva os clientes terão que passar na chuva para o acesso que queiram ir.O acesso a cachoeira observamos que está em má condição pois a escada é em chão batido sem nenhuma segurança aos hóspedes. 



CONCLUSÃO
O segredo do sucesso na Gestão de uma pousada é encontrar o hóspede através de instalações, serviços e atendimento nota dez.
Encontrar o hóspede é superar uma expectativa. Conhecer o hóspede, o que ele exige, o que ele quer e o que mais gosta de receber.
Nesse propósito não da para agradar a todos. Precisa ter personalidade, público alvo específico. Dar um ótimo motivo para visita-lá e hospedar-se nela e mais motivos para que o cliente volte.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ü  Pousada como montar e administrar. Senac, DN. Silva de Souza Costa, Margarida. 2002. Autor, Silva Marta Vieira.
ü  Como montar e gerenciar uma pousada. Oliva Roberto Lira, Miranda. Roberto de Ávila Miranda. 2004.