terça-feira, 24 de abril de 2012

ISO 9000


ISO 9000

          A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
        A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 157 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
       Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.
        A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

Critérios para a Normatização

             As normas foram elaboradas por meio de um consenso internacional acerca das práticas que uma empresa deve tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade total. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas organizações a serem certificadas; as próprias organizações é quem estabelecem essas metas.
         Uma organização deve seguir alguns passos e atender a alguns requisitos para serem certificadas. Dentre esses se podem citar:
  • Padronização de todos os processos-chave da organização, processos que afetam o produto e conseqüentemente o cliente;
  • Monitoramento e medição dos processos de fabricação para assegurar a qualidade do produto/serviço, através de indicadores de performance e desvios;
  • Implementar e manter os registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade do processo;
  • Inspeção de qualidade e meios apropriados de ações corretivas quando necessário; e
  • Revisão sistemática dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficácia.
  • Um "produto", no vocabulário da ISO, pode significar um objeto físico, ou serviço, ou software.

Os Elementos da ISSO 9000
           A cópia das normas é vedada. A "ISO 9001:2000 Sistema de gestão da qualidade novo — Requisitos" é um documento de aproximadamente 30 páginas.
Os seis documentos obrigatórios da norma são:
  • Controle de Documentos
  • Controle de Registros
  • Auditorias Internas
  • Controle de Produto/ Serviço não-conformes
  • Ação corretiva
  • Ação preventiva
        Em acréscimo aos requisitos da ISO 9001:2000 é necessário definir e implementar uma "Política da Qualidade" e um "Manual da Qualidade" embora isso não queira dizer que eles sejam os únicos documentos necessários. Cada organização deve avalizar o seu processo por inteiro.

Terminologia
  • Ação corretiva - ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou de outra situação indesejável
  • Ação preventiva - ação para eliminar a causa de uma potencial não-conformidade
  • Cliente - organização ou pessoa que recebe um produto
  • Conformidade - satisfação com um requisito
  • Eficácia - medida em que as atividades planejadas foram realizadas e obtidos os resultados planejados
  • Eficiência - relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados
  • Fornecedor - organização ou pessoa que fornece um produto
  • Política da Qualidade - conjunto de intenções e de orientações de uma organização, relacionadas com a qualidade, como formalmente expressas pela gestão superior
  • Procedimento - modo especificado de realizar uma atividade ou um processo
  • Processo - conjunto de atividades interrelacionadas e interatuantes que transformam entradas em saídas
  • Produto - resultado de um processo
  • Qualidade - grau de satisfação de requisitos dado por um conjunto de características intrínsecas
  • Requisito - necessidade ou expectativa expressa, geralmente implícita ou obrigatória
  • Satisfação de clientes - percepção dos clientes quanto ao grau de satisfação dos seus requisitos
  • Sistema de Gestão da Qualidade - sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização no que respeita à qualidade

No Brasil ISSO 9001

  • Ação corretiva - ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou de outra situação indesejável
  • Ação preventiva - ação para eliminar a causa de uma potencial não-conformidade
  • Cliente - organização ou pessoa que recebe um produto
  • Conformidade - satisfação com um requisito
  • Eficácia - medida em que as atividades planejadas foram realizadas e obtidos os resultados planejados
  • Eficiência - relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados
  • Fornecedor - organização ou pessoa que fornece um produto
  • Política da Qualidade - conjunto de intenções e de orientações de uma organização, relacionadas com a qualidade, como formalmente expressas pela gestão superior
  • Procedimento - modo especificado de realizar uma atividade ou um processo
  • Processo - conjunto de atividades interrelacionadas e interatuantes que transformam entradas em saídas
  • Produto - resultado de um processo
  • Qualidade - grau de satisfação de requisitos dado por um conjunto de características intrínsecas
  • Requisito - necessidade ou expectativa expressa, geralmente implícita ou obrigatória
  • Satisfação de clientes - percepção dos clientes quanto ao grau de satisfação dos seus requisitos
  • Sistema de Gestão da Qualidade - sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização no que respeita à qualidade